terça-feira, abril 24, 2007

Paixão

[ determinação ]

Observação é algo engraçado, sem dúvidas.
Nada mais hilário que perceber o comportamento, os gestos, expressões e tentativas de dissimulação das pessoas. Um conjunto que fala muito mais do que qualquer texto recitado e ensaiado, trazendo assim uma sinceridade praticamente absoluta. O mais intrigante é pensar que nem todas as pessoas estão cientes de que são observadas constantemente por olhos atentos, ávidos por informações ocultas. E não digo de um casal descuidado que pratica sexo na varanda do 17º andar, ou de um velho babão que insiste em espiar o banho da empregada.
Me refiro mesmo às situações mais casuais, simples e corriqueiras. Cotidiano.

No decorrer de nossos dias, é notável a presença de variações de humor, que são decorrentes da satisfação (ou não) em determinados setores da vida. Tudo bem que no meu caso (eis um excelente exemplo de uma das minhas comunidades favoritas: "expondo-se para exemplificar") ocorre uma espécie de padrão matinal.
Simplesmente não consigo conversar quando acordo, e é totalmente desaconselhável qualquer tentativa de contato. A não ser, é claro, que o indivíduo seja dono de um masoquismo verbo-moral notável. Ou que seja uma companhia absolutamente agradável...
Mas usando tais variações de humor, chego ao ponto central do meu pensamento momentâneo: paixão.
Amores, casos, paixões, beijinhos, carinhos. RELACIONAMENTOS AMOROSOS.
É até um conflito interno escrever sobre isso, ainda mais quando critico tanto o fato de que as pessoas sempre colocam seus romances como centro de todos os setores da vida.
Se o namoro não vai bem, nada mais vai.
Se o casamento está em crise, o trabalho afunda.
Se o caso declina, a saúde se abala.
Se a paixão se esvai, o mau-humor reina.
Incrível ! Acho intolerante que tudo possa ser considerado tão secundário a ponto de se deixar afetar por um sentido só. Já que adepta da razão, isso é claramente uma irracionalidade resultante da super-valorização e hiperbolização dos sentimentos e situações que o envolvem.

Tá, não posso querer me achar o cúmulo do racionalismo e negar que as emoções me abalam, pois embora não pareça e muitos sequer acreditem que eu valorizo meus sentimentos, eu me importo sim. A realidade é que eu tento resolver isoladamente, sem que haja a necessidade de expandir para outros setores e acabar transformando um problema só em uma bola de neve na ladeira.
Sei inclusive que é até complicado conseguir dosar e controlar essa influência emocional, mas impossível não é. Tudo depende apenas de conseguir enxergar as coisas de uma maneira prática e aplicável à sua rotina.
Pra mim tudo tem sido simples demais, apesar de tantas adversidades.

Vale à pena lembrar que todo relacionamento amoroso, por maior tempo de duração e convivência, se torna mais delicado. Particularmente acho impraticável coexistir pacificamente o dia inteiro com alguém, mas isso tendo em vista minha personalidade um tanto quanto misantropa, que já se acostumou a momentos de solidão e à não divisão de manias 'incomuns'. De certa forma eu já tinha inclusive me convencido de que passaria o resto dos meus dias convivendo apenas com minhas outras 12 personalidades.
Mas graças à alguma coisa, as coisas mudam.

Mas voltando... com o tempo, é natural que desavenças e defeitos se façam mais notáveis, até mesmo porque a paixão tende a diminuir, ou seja, o mau-humor tende a reinar. E nesse caso é necessária que a razão se faça presente ainda mais, para a preservação de uma boa relação.
Por isso que AritAnna passa tanto tempo sem namorar, por não achar alguém disposto a me encher de novidades que estimulem meu intelecto, que apoiem com atitudes minha razão e que se faça presente mais em espírito do que em corpo.
Mas do jeito que as coisas estão caminhando, creio que tudo isso é apenas uma questão de quilômetros.

De tanto parar pra reler e pensar no que escrever, eu já nem sei mais do que continuar falando.

Essa semana foi impressionante o número de pessoas que vieram conversar comigo se reclamando da vida:
"Ah, meu namoro não vai bem, não me sinto completo...", "Poxa, minha vida é só estudar, não encontro ninguém pra mim...", "Como eu queria mudar isso, e aquilo ..".
Porra, que merda é essa ? E todas essas pessoas, que conheço bem a ponto de saber a vida que levam, não tinham o porquê ficar abrindo a boca apenas pra reclamar. Talvez seja por que isso é o mais fácil a se fazer, mas na hora de tomar alguma atitude, de realmente se decidir a sair do conformismo, da acomodação e procurar uma solução, não sabem. E ainda me perguntam se eu tenho as fórmulas para essas mudanças ! Não sou exemplo de vida pra ninguém, apenas sei levar à sério as metas e objetivos que estipulo, sei o que é ter determinação e persistência quando se trata de algo no qual eu realmente acredito valer à pena.
Nesses últimos dias, eu estou completamente incorfomada com o conformismo que as pessoas apresentam acerca de pontos que não lhe agradam nas próprias vidas. Tornam um fato isolado (amor) algo monstruoso, capaz de engolir todos os possíveis bons preságios no resto das coisas. ABSURDO ! Pra isso existe o equilíbrio, a concentração e a paciência, dentre outras coisas que eu julgo importantes, mas que não são tão comuns na resolução dessas coisas.
Leia-se: frieza, auto-controle, indiferença. Tudo muito bem dosado, claro.

É, eu vou ficar sozinha mesmo, obrigada.
Pelo menos até viajar e poder me casar.


"meu amor ele é demais, nunca de menos
ele não precisa de camisa-de-vênus
Ouça o que eu vou dizer, meu bem me ouça
o que ele precisa é de uma camisa-de-força."




Cof, cof - Fazem dois dias que não fumo, e isso me é um espaaanto. Ah, e é digno de avaliação essa minha incapacidade de manter uma linha reta de raciocíneo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu nunca vou conseguir te entender. Acho que nem tu mesma consegue. Mas acho engraçado visitar tuas páginas todos os dias e sempre me deparar com uma coisa diferente. Não passa uma semana e tu tens um amor diferente. O que me espanta é que tu morres de amores um dia, com direito a depoimentos, fts no teu álbum, conversinhas e tudo mais e outro dia tua paixão se torna outra. Caramba, é uma instabilidade aguniante. Nas tuas postagens tu falas em ficar sozinha e sempre parece ser muito esperta e entendida das coisas. Na verdade tu pareces buscar loucamente por um amor e isso te faz te entregar a qualquer um que tenha algo mais de interessante. Tu sempre quer chamar atenção e mostrar uma imagem que não é tua. Queres sempre impressionar e confosso que já me senti atraído uma vez. Observando-te melhor, percebi que tua capa não condiz com o conteúdo. Pra falar a verdade eu nem sei porque tô te escrevendo tudo isso. Pelo que te observo, tu virás com uma resposta bem grosseira e bem "doidona" como dizem por aí. Vou sentar aqui e esperar.

[ AritAnna-Varney ] disse...

E é maravilhoso essa confusão que te causo, não achas ?
Eu não tenho problemas em me revelar, até de forma íntima, enquanto nem teu nome és capaz de assumir.
Paixões ! Sim sim, sou apaixonada por elas, de fato. E acho fascinante poder me permitir viver intensamente cada uma delas, crendo na possibilidade de que são eternas enquanto duram.
Se isso é uma visão que te desagrada e confunde, aí já não é mais comigo.
Mas de qualquer forma, eu agradeço as visitas diárias, o comentário crítico, o interesse na minha vida e o uso de um bom português.
Se achas que minhas máscaras (sim, são 12) não condizem com o que eu realmente sou, seria uma boa saída tentar realmente conhecer.
Fica a sugestão.
Grata,


AritAnna-Varney

Anônimo disse...

O mais legal de tudo é que tu sempre te achas inatingível. De fato, quem sabe, tu até seja desse jeito mesmo, inabalável. Quanto ao fato de ser eterno enquanto dure, tu acreditas mesmo que isso funcione? Eu creio que não, por experiências próprias. Tudo soa muito falso e tu sempre sai com algum machucado. Às vezes pode acontecer o pior: tu podes magoar a outra parte da relação. Achava muito engraçado aquele menino que tu namoravas, o que tinha cabelos vermelhos. Primeiro aquele cabelo dele. E que maldade tu fizeste. Tua foto até outro dia estava no álbum dele oq ue mostra que algum sentimeno da parte dele ainda resta. Ainda tem os recados de vcs o que o entrega completamente. Mas, isso não vem ao caso. Vendo teu blog desde o começinho, vi a ft e/ou o nome de uns 4 carinhas. Felipe, Jeoalgumacoisa, Diego (o Dih) e esse Thiago. Em todos há muita paixão e até fala-se em amor, mas num post seguinte, não era nada. Pra falar a verdade isso não tem necessidade de ser citado. Me divirto mais vendo teu personagem vivendo uma vida muito engraçadinha com direito à roupas um tanto quanto engraçadas e atitudes nada diferenciadas. Quero dizer, cada um tem seu estilo e tudo mais. Será esse mesmo o teu? Será que tu fazes isso porque gosta, porque acha legal ser assim ou porque tu tens que ter alguma coisa pra mostrar?

Agradeço à atenção.

P.S: revelo minha identidade quando revelares a tua.

Anônimo disse...

nada como um blog atualizado hein!
.
.
tou gostando de ver.
.
.