segunda-feira, setembro 08, 2008

Meus 20 melhores amigos...


[ ...estão num maço de cigarros. ]

______________________________________

"
Eu sei que ele vai chegar.
Ele vem.
A qualquer momento ele chega.
Olho para os lados.
Eu sei que ele vai chegar.
Espero.

Acendo um cigarro.
Olho para os lados.
Eu sei que ele vai chegar.
Espero.

Peço uma cerveja.
Fumo o cigarro.
Olho para os lados.
Eu sei que ele vai chegar.
Espero.
Bebo a cerveja.
Puxo um papel da bolsa, uma caneta, escrevo.
Fumo o cigarro.
Olho para os lados.
Eu sei que ele vai chegar.
Espero.

Ouço a música.
Observo as pessoas.
Escrevo.
Bebo um gole de cerveja.
Dou um trago.
Olho para os lados.
Eu sei que ele vai chegar.
Espero...

Olho compulsivamente para os lados.
Fumo.
Fumo.
Acaba o cigarro.
Bebo mais três goles de cerveja.
Encho o copo.
Escrevo.
Escrevo.
Eu sei que ele vai chegar.
Espero...
Espero... olho para os lados.

Acendo outro cigarro.
A cerveja acaba.
Peço a conta.
Escrevo.
Olho para os lados.
Já não sei se ele vai chegar.
A conta chega.
Pago.
Caminho até o carro.
Acendo um cigarro.
Já não espero.
"


Talvez a vida seja assim, uma eterna espera que nunca chega.
Cabe a você, sair pra viver ou esperar que ela te peça pra isso.

__________________________________________

Muita gente me questiona sobre isso, se é vício, se é pra fazer graça.
Graça legal essa, que se faz na maioria das vezes, só.
É mais que um vício.
Reconheço o mal imenso que representa ao meu corpo, claro, não seria cega a esse ponto.
Mas o que ninguém entende é o quanto isso me faz bem à alma.
Podem chamar de válvula de escape, de defesa falha ou do que quer que seja.
Pra mim, é uma companhia reflexiva.

Se eu preciso fumar ? Se eu dependo deles ? Não, duplamente não.
Tenho a consciência de que quando eu quiser parar, é tranquilo. Ninguém mais senhor de mim do que eu. Dono de minhas vontades em absoluto.
É, usei "dono" no masculino, me sai mais sonoro, creio.

"Então porque tu não pára?"
Simples, eu não quero.
Não sinto a menor vontade de parar, mesmo já sentindo o corpo falhar em diversas horas, mesmo com acessos de tosse diários, repentinos e repetitivos, mesmo com a taquicardia que se sucede após um lance de escada com mais de 8 degraus.
Será que vale a pena se submeter a tudo isso por causa de uma dependência medíocre de alcatrão e nicotina ? Óbvio que não.
Mas de uma forma que só um fumante que é apaixonado pelo seu cigarro entende, que já passou por vários momentos onde só o seu careta foi sua companhia mais compreensiva, é recompensador.

Meu hollywood menta é como se fosse o meu Toddynho. É meu inseparável companheiro de aventuras cotidianas, dos melhores aos piores momentos, de todos os lugares e horários. É meu calmante instantâneo, meu contensor de lágrimas, meu "ombro" amigo que é capaz de me induzir a uma auto-reflexão sem sequer balbuciar palavra.
Quem nunca fumou um cigarro e gostou, não será capaz de entender a que sensação eu me refiro.
Sendo assim, um trecho excelente de
Mário Quintana:

"Um cigarro pode ser tudo menos um simples cigarro. Para os fumantes ele é uma fonte de inspiração, um relógio que marca o tempo de determinadas atividades. Para os não-fumantes ele é um incômodo social que precisa ser banido do planeta. Desconfia dos que não fumam: esses não têm vida interior, não tem sentimentos. O cigarro é uma maneira sutil, e disfarçada, de suspirar."


Não me culpem por gostar tanto de sonhar acordado e ver a névoa real dos meus desejos.




7 comentários:

Devaneios da Sam disse...

Nossa, eu li seu texto... e o achei tão interessante. Realmente prendeu minha atenção. Aprecio pessoas inteligentes e que escrevam bem assim.

Bom, ao menos o cigarro é algo que vc sabe que pode e não pode confiar... diferente das pessoas.

Jalila Eos disse...

não fumo.
já senti muitas vezes vontade de fazê-lo mas como o meu medo é maior que a vontade, não o fiz. rs
meu pai fuma e já vi ele passar muito mal mesmo por isso.
prefiro ficar na minha mesmo e matar a vontade de fumar, comendo. hahahaha
horrível.
=*
*comentei no post anterior.

Mandie disse...

ahh linda dmais sua, tatu! te vi no fotolog!

beiijos

sem comentários sobre o post do cigarroo!!!muito bom!

André Shalders disse...

"Meu hollywood menta é como se fosse o meu Toddynho. É meu inseparável companheiro de aventuras cotidianas(...)"

Estou me sentido terrívelmente solitário num mundo sem deus e sem cigarros. sua culpa.

André Shalders disse...

"Meu hollywood menta é como se fosse o meu Toddynho. É meu inseparável companheiro de aventuras cotidianas(...)"

Estou me sentido terrivelmente solitário num mundo sem deus e sem cigarros. Culpa sua.

Unknown disse...

o texto ficou legal, você escreve bem...

mas você acha mesmo recompensador isso?
é como alguem que deposita toda a sua felicidade em uma pessoa e que sem a mesma não consegue viver bem. É realmente recompensador se deixar destruir por aquilo que te nutre?

você vai pensar diferente quando estiver numa cama de hospital ou quando ver alguem querido morrer por conta de um vício.

abraço
se cuida

Paulinha disse...

Ótimo blog, perfeito texto... concordo com tudo...


Sempre costumo dizer para minhas amigas: "Uma mulher sozinha é uma mulher sozinha... uma mulher com um cigarro é uma mulher acompanhada!"


Beeijos!