terça-feira, outubro 10, 2006

II Parafilias: Fetichismo

[ Fetichismo ]
É quando a preferência sexual da pessoa está voltada para objetos, tais como calcinhas, sutiãs, lingeries, luvas ou sapatos, sendo que a pessoa utiliza tais objetos para se masturbar ou exige que a parceira sempre use o objeto em questão durante o ato sexual, caso contrário não conseguirá se excitar e realizar o ato sexual.
Muitas coisas podem ser consideradas objetos de fetiche. Pés, mãos e qualquer outra parte do corpo, sem ser as diretamente relacionadas com sexo, como seios, vagina, pênis, bumbum, também podem ser objeto que despertem os praticantes - que, geralmente, são homens tímidos com dificuldades de comunicação.
A prática do fetiche pode ser durante a masturbação ou na relação a dois.
O fetichismo não é considerado disfunção sexual na medida em que os objetos que provocam interesse erótico e não causem dano a ninguém.
As fantasias sexuais que todos nós possuíms, se concretizadas, caracterizam casos primários de fetichismo, tendo em vista que foram realizadas apenas para diversificação e apimentação na relação, e não para que o prazer pudesse ser obtido unicamente dessa maneira.
OBS:
Existem ainda casos de FETICHISMO TRANSVÉSTICO, caracterizado pela utilização de roupas femininas por homens heterossexuais para se excitarem, se masturbarem ou realizarem o ato sexual, sendo que em situações não sexuais se vestem de forma normal.
Quando passam a se vestir como mulheres a maior parte do tempo, pode haver um transtorno de gênero, tipo transexualismo por baixo dessa atitude. É importante ressaltar que o fetichismo transvéstico também só é diagnosticado como uma parafilia quando é feito de forma repetitiva e exclusiva para obter prazer sexual.

Nenhum comentário: